Uma Troca de Olhares com Khalil Gibran

05052013466“Eu espero que eu
sempre pinte retratos
que façam as pessoas
ver outros retratos (…)
Eu quero que todos
os retratos sejam o início
de um retrato não visível”.
Khalil Gibran

É impossível falar de Khalil Gibran e a agulha do disco não  insistir em tocar sempre e, apaixonadamente, as doces notas de seus escritos, cantando em nossos ouvidos. Ficamos imaginando quanto do Profeta há no Poeta e em como ele permanece gentilmente guardado nas letras de suas obras atemporais.

Ver Khalil Gibran emoldurado por madeira, desenhado por letras e guardado como relíquia é um convite à imersão. É como uma entrevista profunda em tudo o que foi o Poeta, um desnudar de sua alma. Gibran aparece em uma coleção com parte de sua obra escrita, belissimamente mesclada com desenhos e pinturas que representam uma parte de tudo o que ele quis “fotografar” de si mesmo e das coisas que há na vida.

05052013494A proposta é uma troca de olhares. Gibran fala conosco em um idioma universal de sentimentos, desejos, buscas. Ensina como quem fala a si mesmo, com uma ternura própria de um aprendiz e a firmeza de um mestre. O poeta  nos convida a tirar as sandálias e percorrer um caminho de descobertas ao qual, inclusive, a si mesmo se propôs: esse encontrar-se no regresso, recolher-se em si para depois, ali mergulhado, religar-se.

O Poeta nos convida, por entre linhas românticas, ao simples. Gibran, em traços e letras, fala conosco confirmando toda a sua atemporalidade: um retorno aos valores pilares que estão dentro de nós, em uma época em que estamos como fatigados expectadores do escorrer pelos dedos o valor ao ser humano e às coisas realmente valiosas. Em uma época de coisificação e hedonismo, o Poeta fala à nossa alma e nos chama para trás.

Tâmara Abdulhamid

Visite a Exposição “Khalil Gibran 130 anos”!

Espaço Memorial da América Latina, São Paulo.

Entrada Franca.

Mais informações: http://goo.gl/g8bTa

Opinião dos visitantes:

“Aqui há muita alma presente, e me toca de uma forma especial. Gibran resgata o que tenho por dentro, me ajuda a respirar”
Lourdes de Oliveira

“A Exposição é linda.
E, Khalil Gibran fala comigo com Espiritualidade.”
Vivian Gebara

“Ele me toca profundamente. Li O Profeta há cerca de 40 anos e só com esse escrito consegui extrair a essência de Gibran, mas aqui consegui estar mais perto da essência. Como ele é atual!”.
Darcio Mazelli

“A Exposição está brilhante. E, Khalil Gibran pinta e escreve com espiritualidade aflorada. Chama atenção ao religar-se a Deus. E, à figura humana de Jesus Cristo.”
Adilson Lofredo

“Aqui consegui extrair espiritualidade.”
José Luiz Ricchetti

“Os árabes somos uma faca de dois gumes. Temos uma sensibilidade extrema e, também, somos lutadores, guerreiros. Gibran é isso, essa dualidade que nos inspira.”
Persifal

“A Exposição está excelente. Não possui traços melancolia, pelo contrário, nos inspira. Uma ótima apresentação das obras do Poeta. Está montada com um raciocínio ótimo das linhas e das séries.”
Thiago Bronzoni

05052013474

 05052013509

Anúncios

2 thoughts on “Uma Troca de Olhares com Khalil Gibran

  1. Amada Tamara,
    cada vez que leio suas apreciações fico mais admirada, feliz por ter convivido com voce e por verificar que continua crescendo, evoluindo e cada vez mais linda. Muita saude, harmonia e prosperidade. Li Gibran na minha adolescencia e me apaixonei por sua sensibilidade e sabedoria. Ele faz parte de minha vida.
    Com amor e saudades, receba um abraço carinhoso!
    Solange.

  2. Querida Tâmara,
    agradecemos as doces palavras, vc é de fato uma pessoa especial e extremamente gentil. No que pudemos notar, num breve contato que tivemos, que sua beleza não é somente exterior, mas que (inclusive observando o site letras e flores) que sua sensibilidade vai muito além da parte física.
    Ficamos, isto sim, de certa forma, frustrados, por não lembrarmos de tirar uma foto juntos para guardarmos no álbum das boas recordações, mas, com certeza, não nos faltará oportunidades.

    Forte abraço.
    Paz e luz

    Adilson e Rosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s